Rede Brasileira de Redução de Danos e Direitos Humanos

ATIVIDADES

Nos últimos anos passamos pela pandemia com atuações predominantemente virtuais e no final de 2021 participamos, apoiamos a realização de eventos híbridos, semipresenciais, presenciais e virtuais. Inúmero projetos foram mantidos mas com diferentes formas de atuação, construção e de realização, especialmente de formação em redução de danos e direitos humanos.

A REDUC atua institucionalmente em projetos, com representações e também pelas atividades desenvolvidas por nossos/as associados, membros da entidade. Entre as diversas atividades destacam-se:

INTERNACIONAIS / EUROPA, EUA E AMÉRICA LATINA

A REDUC enviou membros e entidades parceiras para 66th CND, com os seguintes representantes:

PARTICIPAÇÃO PRESENCIAL

1 – Vera da Ros (REDUC)
2 – Luana Malheiro (Lanpud)
3 – Helena Rodrigues (Pbpd)
4 – Ingrid Farias (Renfa E Elrd)
5 – Eduardo Ribeiro Dos Santos (Innpd)
6 – Francisco Cordeiro (Pbpd/REDUC)
7 – Angélica Comis (É De Lei/Reduc)

PARTICIPAÇÃO ONLINE

1 – Osvaldo Francisco Ribas Lobos Fernandez (REDUC)
2 – Ana Cecília Vilela Guilhon (REDUC)
3 – Andreza do Nascimento Almeida (REDUC/Abglt)
4 – Francisco De Abreu Franco Netto (Fiocruz/REDUC)
5 – Sabrina Mertens De Carvalho (REDUC)
6 – Sandra Ortiz (REDUC)
7 – Rafael West (Elrd)
8 – Paulo Fraga (REDUC e UFJF)

Link

Reduc participou como do último encontro do Rome Consensus 2023, Roma/Itália, maio de 2023. 

Link

Organização e realização do webinário: “O Mundo em Pandemia: Direitos Humanos e Drogas, realizado 04 de julho de 2020, com a participação do Dr. Fabio Mesquita, Dr. Rubens Adorno e Dra. Graziela Touzé.

Link

• DRUG POLICY & HUMAN RIGHTS: CANNABIS REGULATION AS A HUMANITARIAN MEASURE
Entidades organizadoras: Elternkreis Wien with the support of the Knowmad Institute, the Law Enforcement Against Prohibition Deutschland, the Brazilian Harm Reduction and Human Rights Network, and the Cannabis Verband Bayern, realizado em 15 de março de 2023.


• HUMANITARIAN DRUG POLICY – THE ROME CONSENSUS 2.0 AS A PRAGMATIC TOOL OF ADVOCACY TO IMPLEMENT UNIVERSAL HEALTH COVERAGE
Entidades organizadoras: International Federation of Red Cross and Red Crescent Societies with the support of Colombia, Italy, the UNODC Prevention, Treatment and Rehabilitation Section, the Recovery Foundation, the Police, Treatment, and Community Collaborative, the Villa Maraini Foundation, the Knowmad Institute, the Drug Policy Network SouthEast Europe, the Middle East and North Africa Harm Reduction Association, and the Brazilian Harm Reduction and Human Rights Network, realizado em 15 de março de 2023.

• CHALLENGES AND OPPORTUNITIES FOR DRUG POLICY REFORM
Entidades organizadoras: Brazilian Harm Reduction and Human Rights Network with the support of the International Drug Policy Consortium, the Black Initiative for a New Drug Policy, the Brazilian Drug Policy Platform, the Drug policy program/Fiocruz and the É de Lei Drop in Centre, realizado em em 15 de março de 2023.

EVENTOS NACIONAIS

a) Tema a “Criminalização da Redução de Danos”, com Fabio Mesquita (OMS), Maurides Ribeiro (SP), Laura Shdairor (SP), Bruno Logan (SP) e coordenado por Celi Cavalari (SP); 27-11-21, transmitido pelo Facebook e Instagram da REDUC.  Link

b) Tema: Violação dos Direitos da Mulheres Usuárias de Drogas e o Sequestro de Crianças de Mulheres Usuárias de Drogas”, jan. 2022; 10-12-21; com Luciana Boiteux (RJ), Luana Malheiros (BA), Sandra Torosian (RGS), Raquel Barros (SP) e coordenação Osvaldo Fernandez (REDUC/Diadorim- BA). Dia internacional de direitos Humanos e encerrando a Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, promovido pelo DIADORIM – Centro de Estudos sobre gênero, raça/etnia e sexualidade (Cegres-Diadorim) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), transmitido pelo Facebook e Instagram da REDUC. Link

Reduc participa da realização das Conferências Livres, Antiproibicionistas e populares de saúde 2023, etapa nacional, evento hibrido, largo de São Francisco, faculdade de direito, USP, São Paulo: facebook@descriminalizaSTF. (anexo)

VII Congresso da ABRAMD, Curitiba, 2019, membro da diretoria-executiva como presidente do evento: Sandra Fergutz Batista dos Santos. (anexo)

VIII Congresso da Abramd, Recife, 2021, membro da diretoria-executiva como presidente do evento: Ana Gloria Melcop. (anexo)

V Congresso da ABRAMD, Salvador, 2013, membro da diretoria-executiva como presidente do evento: Osvaldo Fernandez.

Organização de Conferencias Livres Sobre Drogas para a 17ª Conferência Nacional de Saúde Mental (2023).

Apoio, Elaboração, Participação e execução das Ações de Redução de Danos da ABGLT- Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais para uma construção por vários estados para a confecção de uma cartilha de Redução de Danos, 2021-2023. Participação na caravana da diversidade: manual de redução de danos realizadas nas cidades de Belém/Pará, Florianópolis/Santa Catarina, Salvador/Bahia e São Paulo/São Paulo.

Contribuição na sugestão de lei sobre cannabis medicinal (SUG 6/2016), enviada para avaliação da Comissão de Direitos Humanos do Senado.

REGIONAIS: REGIÃO SUL

Membros da Reduc do Rio Grade do Sul e de Santa Cataria participaram intensamente dos eventos promovidos pela A Caravana do Conhecimento Políticas Sobre Drogas em Diálogo, realizada pela AbramdSul (Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas – Núcleo sul), em parceria e com financiamento da PBPD (Plataforma Brasileira de Políticas sobre Drogas). As atividades tiveram início no dia 18 de agosto de 2022 e fim no dia 16 de dezembro de 2022 e foi composto por 17 Rodas de Conversa (inclui-se aí seminários e debate-aula) com ações nos três Estados do sul do país (Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná) e um encontro Interestadual em Florianópolis no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nos dias 13 e 14 de outubro de 2022.

Link do vídeo do youtube

Realização do VII Encontro da ABRAMD – Associação Brasileira Multidisciplinar sobre Drogas, Curitiba/Paraná, 5 a 8 de junho de 2019. https://www.congressointernacional2019.abramd.org/.

 

Parceria com o Conselho Regional de Psicologia do Paraná, gestão 2017-2019, com a participação e representante da reduc, Sandra Batista Fergutz dos Santos Batista, na comissão de redução de danos e saúde. https://crppr.org.br/crp-pr-assume-coordenacao-da-comissao-de-reducao-de-danos-sociais-e-a-saude-do-conesd/

 

Reduc participar com a representante Sandra Fergutz dos Santos Batista no CONESD, Conselho Estadual de Política sobre Drogas, a partir de julho de 2018 a 07-2020. https://www.jusbrasil.com.br/diarios/198742907/doepr-caderno-normal-executivo-09-07-2018-pg-6

Realização de Evento em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 13-05-23, conferência livre “As Comunidades Terapêuticas e o Desmonte dos RAPs”, In: VI Conferência Estadual de Redução de Danos, dia 13-05-23, 14:30, auditório do Conselho Regional de Psicologia. Parceiros de realização: CRPRS, CDHRS, ANPSINEP, LEPLIP, FGSM.

Nas apresentações das Rodas de Conversa (foram 9 aqui no RS) e no Encontro Estadual em Florianópolis alguns membros da Reduc participaram de forma efetiva, como Marta Conte e Sandra Djambolakdjian de Porto Alegre e Gabriela Haack de Pelotas.

Reduc apoio e participa com membro, Zelize Fernanda ScheneKemberg, da organização da Marcha da Maconha em Joinvile/Santa Catarina, com as seguintes campanhas da Marcha da maconha: Guerra às Drogas é guerra a pretos e pobres (2021), Política de Drogas: uma questão de saúde pública (2022) e Reparação Histórica (2023).

 

Reduc apoia as ações do membro da entidade, Zelize Fernanda ScheneKemberg, nas ações de prevenção de RD, com SOS Bad Trip e testagem colorimétrica em festas: Caccophonix (2020), PVT do Tio Xico (2022), Aniversário Guilda (2022), Abapowood Festival (2022), Neverland (2022), Elas de Buenas (2022).

 

Participação na caravana da diversidade: manual de redução de danos realizadas nas cidades de Belém/Pará, Florianópolis/Santa Catarina, Salvador/Bahia e São Paulo/São Paulo. Execução das Ações de Redução de Danos da ABGLT- Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais para a construção confecção de uma cartilha de Redução de Danos dirigidas aos LGBTQ entre outros, 2021-2023.

REGIONAIS: NORDESTE

Reduc organizou e realizou o encerramento da Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, promovido pelo DIADORIM – Centro de Estudos sobre gênero, raça/etnia e sexualidade (cegres-diadorim) da Universidade do Estado da Bahia. (UNEB), junto a 25 cidades do interior do Estado da Bahia através da universidade do estado da Bahia, realizando o webinário “Diálogos Insurgentes”, com o Tema: Violação dos Direitos da Mulheres Usuárias de Drogas e o Sequestro de Crianças de Mulheres Usuárias de Drogas”, com Luciana Boiteux (RJ), Luana Malheiros (BA),  Sandra Torosian (RGS), Raquel Barros (SP) e coordenação Osvaldo Fernandez (REDUC/Diadorim- BA) realizado no Dia internacional os direitos Humanos, 12-10-21. https://agenciadecomunicacao.uneb.br/16a-edicao-campanha-16-dias-de-ativismo-na-uneb-pelo-fim-da-violencia-contra-as-mulheres/

 

Participação na caravana da diversidade: manual de redução de danos realizadas nas cidades de Belém/Pará, Florianópolis/Santa Catarina, Salvador/Bahia e São Paulo/São Paulo. Execução das Ações de Redução de Danos da ABGLT- Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais para a construção confecção de uma cartilha de Redução de Danos dirigidas aos LGBTQ entre outros, 2021-2023. http://www.doistercos.com.br/caravana-da-diversidade-sera-realizada-a-partir-deste-sabado-10-em-salvador/

 

 

Apoio e realização do projeto de extensão universitária da UNEB, “Bahia sem Homofobia: trio elétrico da Prevenção ao HIV/AIDS, Formação de Professores e Promoção dos Direitos Sexuais e Humanos”, setembro, Salvador, 2019 a 2023, coordenador prof. Dr. Osvaldo F Ribas Lobos Fernandez, diretor-presidente da REDUC. https://dedc1.uneb.br/wp-content/uploads/2020/09/Edital-005-2019-Divulgar-a-reabertura-do-prazo-de-inscricao-para-selecao-de-Monitores-de-Extensao-2019.pdf

 

 

Reduc é parceiro do Projeto Residência Pedagógica em Sociologia, curso de ciências sociais do departamento da Educação, da UNEB, período 11/2020 a 04/2022, coordenado pelo membro e diretor-presidente da diretoria: Osvaldo Fernandez. Financiamento CAPES, 27 bolsas, atuação em 3 escolas públicas da região metropolitana de Salvador/Bahia.

Realização do VIII Congresso Internacional   – Por uma Política de Drogas Democrática, Inclusiva e Diversa da Associação Brasileira Multidisciplinar sobre Drogas, (ABRMD) Recife/ Pernambuco, de 2021.

 

Participante do Grupo de Trabalho – Cannabis Medicinal entre os Povos Indígenas do estado de Pernambuco.

 

Apoio e participação no Programa de Prevenção e Redução de Danos ao Consumo de Álcool e outras Drogas entre os Povos Indígenas do Nordeste.

Reduc apoio e participa com membro, Zelize Fernanda ScheneKemberg, da organização da Marcha da Maconha em Joinvile/Santa Catarina, com as seguintes campanhas da Marcha da maconha: Guerra às Drogas é guerra a pretos e pobres (2021), Política de Drogas: uma questão de saúde pública (2022) e Reparação Histórica (2023).

 

Reduc apoia as ações do membro da entidade, Zelize Fernanda ScheneKemberg, nas ações de prevenção de RD, com SOS Bad Trip e testagem colorimétrica em festas: Caccophonix (2020), PVT do Tio Xico (2022), Aniversário Guilda (2022), Abapowood Festival (2022), Neverland (2022), Elas de Buenas (2022).

 

Participação na caravana da diversidade: manual de redução de danos realizadas nas cidades de Belém/Pará, Florianópolis/Santa Catarina, Salvador/Bahia e São Paulo/São Paulo. Execução das Ações de Redução de Danos da ABGLT- Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais para a construção confecção de uma cartilha de Redução de Danos dirigidas aos LGBTQ entre outros, 2021-2023.

REGIONAIS: SUDESTE

REDUC é membro do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas – CONED é órgão vinculado a Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania e também instituições governamentais, sociedade civil e academia, gestão 2018-2025:

  • Com Ilham Maerrawi e Bruno Logan (2018 a 2022), representando a REDUC para o biêncio 2018-2022.

file:///C:/Users/OSVALDO%20FERNANDEZ/Downloads/pg2.pdf

 

  • Com Jorge Arthur Canfield Floriani e Sabrina Mertens De Carvalho para o biênio (2023-2025), representando a REDU para o biênio 2023-2025.

file:///C:/Users/OSVALDO%20FERNANDEZ/Downloads/CONED%202023-2025.pdf

 

 

REDUC participou do Encontro Nacional sobre Prevenção e cuidado do HIV em Mulheres usuárias de drogas, organizada pela UNAIDS, UNODC, DIV3RSO- UNIFESP e Plataforma de Política sobre Drogas, Santos, 27 a 30 de julho 2022.

https://unaids.org.br/2022/07/reuniao-debate-prevencao-ao-hiv-e-linhas-de-cuidado-para-mulheres-que-usam-drogas/

 

 

Reduc participou de outubro de 2022 a março 2023, com dois Membros (Ilham Maerrawi e Celi Cavalari, como representante no grupo de trabalho para a construção das Diretrizes Estaduais sobre Álcool e outras drogas para a Conferência de Saúde do Estado de São Paulo. file:///C:/Users/OSVALDO%20FERNANDEZ/Downloads/GT%20-%20Diretrizes%20Estaduais%20para%20%C3%81rea%20de%20%C3%81lcool%20e%20Outras%20Drogas.pdf

Reduc em parceria com o Programa Institucional de Política sobre Drogas da FIOCRUZ, com participação do membro e representante de entidade, Francisco Neto.

https://cannabisamanha.com.br/palestrantes2022/

https://jornalggn.com.br/saude/politica-de-reducao-de-danos-30-anos-garantia-de-direitos-ao-usuario-de-drogas/amp/

 

Reduc em parceria com o Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro, com participação do membro e representante de entidade, Francisco De Abreu Franco Netto.

 

Parceria com a Prefeitura de Búzios/RJ, com participação do membro e representante de entidade, Francisco De Abreu Franco Netto.

 

Elaboração, Organização, planejamento e implementação do Projeto Centralidades – acesso à justiça de mulheres e travestis usuárias de drogas nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo, edital/senad, 2023, com a coordenação e membro da reduc: Daniela.

REGIONAIS: NORTE

Realização de reflexões, consultorias e atendimentos com psicoterapia na perspectiva da redução de danos, realizado por membro da reduc com servidores da secretaria estadual de educação incluindo pessoas UD na perspectiva de RD e, quando necessário, encaminha para serviços da RAPS.

 

Apoio e realização às oficinas de livre expressão artística e redução de danos, organizadas pelos membro da reduc, no Centro de Convivência e Cultura Arte de Ser incluindo pessoas UD e, quando necessário, encaminha para serviços da RAPS;

 

Participação de membros da REDUC nas conferências municipais de Rio Branco e estadual de saúde mental do Acre e da conferência de saúde municipal de Rio Branco elaborando propostas relacionadas à implantação e implementação de serviços e ações relacionadas ao cuidado de pessoas UD na perspectiva de RD. https://agencia.ac.gov.br/com-o-apoio-do-governo-primeira-conferencia-livre-de-saude-mental-e-realizada-em-rio-branco/

 

 

Sandra Ortiz Rodrigues, Membro e Conselheira da REDUC no Comitê de Monitoramento da Política Estadual da Pessoa em Situação de Rua do Acre desde 2020 e reconduzida para novo mandado em 2023 a 2025. https://agencia.ac.gov.br/governo-cria-comite-de-acompanhamento-de-politicas-publicas-para-populacao-em-situacao-de-rua/

Participação na caravana da diversidade: manual de redução de danos realizadas nas cidades de Belém/Pará, Florianópolis/Santa Catarina, Salvador/Bahia e São Paulo/São Paulo. Execução das Ações de Redução de Danos da ABGLT- Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais para a construção confecção de uma cartilha de Redução de Danos dirigidas aos LGBTQ entre outros, 2021-2023.

Rolar para cima